PROJETO INSPIRAR ENTREGA 1,6 MIL RESPIRADORES AO GOVERNO DE MINAS

    287
    Governo de Minas recebe ventiladores da fiemg
    Governo de Minas já conta com mais 1,6 mil equipamentos para entregar aos hospitais. Foto: Divulgação

     

    Com a homologação dos ventiladores pulmonares produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) entregou, na última sexta-feira (14), 1.600 equipamentos ao governo de Minas.

    Os equipamentos doados serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

    “Com muito orgulho, a indústria mineira colabora com Minas Gerais. Com as doações que foram feitas atuamos em várias frentes: consertamos respiradores que estavam parados e investimos no Projeto Inspirar, da Tacom, que hoje entrega esse grande número de ventiladores. É um equipamento 100% mineiro, que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da entidade.

    O suporte da indústria mineira nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 também foi destacado pelo governador Romeu Zema (Novo). “Sou muito grato à Fiemg e parabenizo a Tacom, que faz com que Minas esteja produzindo respiradores que salvarão vidas em outros estados e que desenvolveu esse produto em tempo recorde. Fico muito satisfeito de ver essa iniciativa que vai salvar vidas e criar oportunidades de emprego em um momento em que a atividade econômica tem sofrido tanto”, reforçou o governador.

    O equipamento foi idealizado e é produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da Fiemg, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto.

    A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da Anvisa, no último dia três, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil.

    Cláudia Tonussi, diretora Administrativa da Tacom, contou que a equipe trabalhou intensamente com o objetivo de ajudar a salvar vidas. “Estamos muito honrados e orgulhosos de cumprir essa missão desafiadora e poder levar nossos equipamentos até leitos de hospitais de Minas e outros estados que precisam desse suporte. Estamos convictos que vamos conseguir salvar muitas vidas”.

    De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, os ventiladores mecânicos serão de grande importância para a rede de saúde, mesmo depois da pandemia. “Essa doação vai nos ajudar muito à reestruturar a rede, pois vai chegar na ponta, onde está o cidadão. Isso será importante nesse momento, mas também poderemos contar com eles para a manutenção do nosso sistema. Será um legado para a Saúde de Minas”, reforçou o secretário.

    Ventilador pulmonar mecânico

    O equipamento produzido é o VI-C19 que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). Ele está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do apoio mecânico. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.

    Alguns pacientes com doenças neuromusculares, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – que inclui nesta categoria a enfisema, a bronquite e a asma – ou pessoas saudáveis que desenvolveram uma pneumonia ou infecção respiratória, podem usar o VI-C19 em caso de necessidade e ajuda mecânica.

    “O respirador não é um remédio, é um suporte para que a pessoa possa sobreviver enquanto está sendo medicada e tratada. Então os módulos que usamos no VI-C19 podem ser usados em qualquer doença, pois ele tem os recursos para variar a intensidade da ventilação, a sensibilidade do equipamento, adaptabilidade e o nosso ventilador é extremamente sofisticado nesse sentido’, reforçou Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom.

    Para mais informações sobre como adquirir o VI-C19, acesse o endereço http://www.projetoinspirar.com.br/

    *Com informações da Fiemg Regional Rio Doce.

     

    Gostou, Compartilhe!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    2 − dois =