Prefeitos do Vale do Rio Doce fazem protesto na porta da Assembleia Legislativa

    314
    prefeitos bh manifestação
    Prefeitos reclamam principalmente dos atrasos nos repasses do estado, deixando os municípios em dificuldades

    Prefeitos do Vale do Rio Doce se juntaram a outros do estado na manifestação realizada na manhã desta quinta-feira (7), em frente à Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, reivindicando vários direitos dos municípios. Eles foram barrados por seguranças do órgão, ao tentar chegar ao plenário da Casa e tiveram que forçar a entrada.

    O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas e prefeito de Itabirinha, Edmo César Feliciano Reis (PSDB), disse que “não havia nenhuma liderança do governo ou sequer um deputado para nos receber e ainda tivemos que invadir a assembleia para ocupar o plenário e reivindicar aquilo que é de direito do município”.

    As principais reclamações dos prefeitos são os atrasos nos repasses dos recursos do estado, como a verba do transporte escolar, que há cinco meses não chega aos cofres das prefeituras, e a retenção do ICMS, feita de forma ilegal pelo governo de Minas.

    Os prefeitos também cobraram o acerto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação  (Fundeb) e o repasse dos recursos da saúde, que já acumula um débito de mais de R$ 2 bilhões com os municípios mineiros.

    “Não queremos nada extra, nem um centavo a mais, apenas exatamente o que é direito do município e nem isso estamos conseguindo. Mas não vamos desistir, vamos reforçar a mobilização em cada município, fazer intervenções nas estradas e parar o estado se for preciso”, disse o presidente da Assoleste.

     

    prefeito dego reis almg
    Presidente da Assoleste, Edmo César (1º à direita), junto com outros prefeitos da região Leste
    Gostou, Compartilhe!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    oito − 3 =