Início Arquivo VALADARES DISCUTE PLANO EM CASO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM

    VALADARES DISCUTE PLANO EM CASO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM

    271
    rio doce pode receber rejeitos de barão de cocais
    Possível rompimento de barragem em Barão de Cocais ameaça, mais uma vez, o rio Doce. Foto: Fábio Monteiro

    A possibilidade real de que rejeitos de outra barragem da Vale atinjam o rio Doce fez com que a Prefeitura de Governador Valadares convocasse o Sistema de Comando de Operações (SCO) para discutir e traçar estratégias, caso isso aconteça.

    Documento da mineradora estima que a ruptura da cava norte da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, poderá acontecer entre os dias 19 e 25 de maio.

    Há possibilidade do impacto atingir a Barragem Sul Superior e, segundo o Ministério Público, não é possível garantir que ela suporte. A barragem já está em nível de alerta de pré-colapso.

    Um rompimento da cava norte poderá provocar a liquefação do material depositado na Barragem Sul, que é maior, e provocar novo rompimento, inundando parte da cidade de Barão de Cocais e atingindo o Rio São João, que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

    Na reunião do SCO, com a presença de representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defesa Civil, entre outros, foram discutidas as estratégias a serem adotadas no caso de rejeitos de um possível rompimento atingir o Rio Doce.

    Saae garante tratamento de água

    Em um vídeo distribuído nas redes sociais e grupos de whatsapp, o prefeito de Valadares, André Merlo (PSDB), ao lado do diretor do Saae, coronel Sebastião Pereira de Siqueira, garantem que a cidade está preparada para mais um possível rompimento.

    “As autoridades da cidade estão atentas para socorrer a nossa população. Fiquem tranquilos. Estamos atentos e ligados à Defesa Civil do Estado”, tranquilizou o prefeito.

    O diretor do Saae, coronel Siqueira, lembrou que, devido à crise de 2015, a autarquia se preparou para fazer o tratamento de água em altíssimo nível de turbidez.

    “Já temos uma reserva de polímero que faz esse tratamento e estamos aumentando essa reserva”, disse ele, explicando que servidores da autarquia estão preparados para trabalhar de forma rápida, caso seja necessário fazer o tratamento de água com rejeitos.

    Em novembro de 2015, rejeitos da barragem de Fundão, da Samarco, localizada em Mariana (MG), atingiram o rio Doce, provocando transtorno a toda população até a sua foz, no Espírito Santo.

     

    Gostou, Compartilhe!

    1 COMENTÁRIO

    1. Fazer projeto e execução do mesmo em tempo recorde, para captar e tratar água do rio corrente,no sentido Valadares Ipatinga.No local tem espaço suficiente.Trazer nova tubulação e conexão da mesma em ponto mais próximo da rede do SAAE.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    cinco × 4 =