Jardim montado por aposentada é exemplo de preservação ambiental

    391
    Jardim formado pela aposentada fica no final da Travessa Rio Bahia, no bairro São Paulo (Foto: Mari Fialho)

    É quase impossível passar em frente a casa da aposentada Darlete Pereira dos Santos sem notar o jardim que mudou a paisagem do trajeto.

    Num barranco entre a BR-116 e a rua onde ela mora, a Travessa Rio Bahia, no bairro São Paulo  – mesma rua onde mudas de árvores foram arrancadas e destruídas por vândalos em novembro – ela ‘construiu’ um jardim com catavento, pica-pau e uma variedade de plantas que embelezam o ambiente, além do charme dos pneus coloridos com as cores de um arco íris.

    A aposentada lembra que a paixão por planta é de família e que quando ainda trabalhava fora ficava triste ao voltar para casa e ver a frente do imóvel tomada por entulhos despejados por carroceiros.

    “Eu sempre dizia que quando me aposentasse mudaria esse quadro. Aí me aposentei e em dois anos ampliei o jardim para a parte externa. Até o prefeito veio aqui ver o jardim da minha casa e o da rua”, comemora.

    Jardim externo feito pela dona Darlete

    Darlete conta que cuidar  das plantas se tornou uma terapia depois que abandonou sua outra paixão: montar quebra-cabeças. “É caro e você só monta uma vez, depois perde a graça. Já montei quebra-cabeça de até 12 mil peças, mas cuidar das plantas é mais gratificante. A terra aqui não ajuda, mas estou sempre comprando e renovando. Isso nos distrai. Aconselho a todos  a experimentar, o tempo passa e você não alimenta preocupações nem angústias diante da velhice, porque envelhecer não é nada bom”, brinca a aposentada.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    treze + 2 =