Jamir Calili diz que revisão salarial poderá ser em ‘dose dupla’ em 2022

    2012
    vereador jamir calili diz que servidor poderá receber revisão salarial em dose dupla em 2022
    Vereador Jamir Calili em manifestação sobre revisão salarial dos servidores. Imagem: Facebook/CMGV

    O líder de Governo na Câmara de Governador Valadares, vereador Jamir Calili (Podemos), afirmou, na noite de ontem (7), durante reunião ordinária, que o servidor “pode ficar tranquilo” sobre a revisão inflacionária dos salários.

    + Prefeito André volta atrás e manda recado que não pagará revisão salarial
    + Sinsem-GV busca a justiça para que prefeito conceda a revisão anual dos servidores

    Segundo ele, na impossibilidade de ser paga ainda este ano, a recomposição referente a 2020 será concedida pelo prefeito no próximo ano. Ou seja, em 2022 o governo pagará não só as perdas de 2021, mas também as de 2020, conforme assegurou a liderança.

    O parlamentar ainda esclareceu que apesar do parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) contrário à revisão – com base na interpretação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) -, o prefeito ainda não teria batido o martelo sobre o tema. “Está sendo feito outra pesquisa para ver se há alguma possibilidade [de conceder a revisão]; o prefeito ainda não entrou em contato com o sindicato porque não tem uma resposta definitiva”, explicou.

    Revisão

    A proposta do Executivo de revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais foi aprovada em assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) no dia 16 de setembro.

    Os percentuais de recomposição foram de 2,5% (retroativo ao período de janeiro a junho) e 3% para os meses de julho a dezembro e ficaram bem abaixo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que acusou inflação de 4,52% em 2020.

    No acordo com o sindicato, o governo se comprometeu a enviar o PLC para votação na Câmara na primeira semana de reuniões ordinárias. Entretanto, um parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), datado de 30 de setembro – e que começou a ser comentado nas redes sociais no início da semana -, foi desfavorável à concessão da revisão enquanto estiver valendo a LC 173/2020 (até 31 de dezembro), do governo federal.

    A PGM justifica que se amparou na decisão no âmbito do STF, que, para o jurídico do Sinsem, se restringe apenas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conforme também entende o TCE-MG, que já manifestou que “é possível conceder a revisão geral anual no período de 28/5/2020 a 31/12/2021”, desde que o limite não ultrapasse o índice de inflação medido pelo IPCA, de 4,52%.

    A presidente do Sinsem-GV Sandra Perpétuo fez duras críticas à PGM por não ter se manifestado antes do encaminhamento da proposta do Executivo para votação em assembleia, uma vez que a decisão do STF se deu em 2 de agosto. Ela também lamentou a atitude do prefeito “de se esconder atrás de uma decisão que não diz respeito e nem tem efeito em Minas Gerais”.

    Por meio de e-mail, a PGM foi procurada para comentar sobre o parecer desfavorável à  recomposição das perdas salariais do funcionalismo público, mas não enviou nenhuma resposta até a publicação desta matéria.

    Não sabia

    Ainda ontem, na reunião da Câmara Municipal, o vereador governista Cabo Amorim (PSDB) voltou a afirmar que o governo André Merlo não sabia da decisão do STF. O parlamentar não está equivocado.

    No entanto, o desconhecimento do corpo jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM) sobre a  deliberação do ministro Alexandre de Moraes, no dia 2 de agosto, acabou deixando a administração, em especial o prefeito, em “maus lençóis” com os servidores.

    Isso porque a PGM já havia se manifestado favorável ao pagamento da revisão salarial e só após isso a prefeitura encaminhou a proposta para o Sinsem, em setembro, sendo que no dia 16 do mesmo mês a categoria aprovou, em assembleia geral, a sugestão do Executivo.

    O compromisso do prefeito André Merlo era de iniciar o pagamento em folha complementar já neste mês de outubro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    1 × três =