Instituto Terra forma novos técnicos em restauração florestal neste sábado

    778
    instituto terra forma técnicos
    (Foto: Divulgação/Instituto Terra)

    O Instituto Terra, localizado em Aimorés (MG), forma neste sábado (16), no Cine Teatro Terra, 17 técnicos do curso do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (Nere). A maioria deles é de famílias rurais e escolas técnicas que atuam na região da Bacia do Rio Doce.

    Durante o curso intensivo, os alunos aprenderam na prática como trabalhar a restauração florestal, que também pode garantir sustentabilidade e melhoria da qualidade da oferta de água nas propriedades rurais.

    Eles também realizaram atendimento direto a pequenos produtores rurais, ajudando a disseminar conhecimento para promover a adoção de práticas agroecológicas de produção, reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente e de Reservas Legais, além da proteção de nascentes.

    Para Felipe Tieppo, um dos alunos do Nere, o treinamento foi positivo. “Quem faz acontecer é quem está na ponta, e assim é possível mostrar que a restauração florestal que buscamos promover não é uma mera ação ambiental. Envolve pessoas e as colocam como protagonistas”.

    Jaqueliny Borchat, de 18 anos, disse que sempre foi apaixonada pela área ambiental. “O trabalho de conscientizar o produtor rural para promover a mudança de hábitos é essencial para que ele possa conhecer novos processos para a produção”, disse.

    O curso do Instituto Terra teve a parceria de especialistas ambientais da Fundação Renova, que explanaram sobre as metodologias e cuidados a serem adotados no processo de restauração florestal, desde o transporte até a formação dos viveiros temporários, a abertura do berço e adubação.

     

    Gostou, Compartilhe!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    2 × 5 =