FARMÁCIA: VEJA AS MUDANÇAS NO SETOR CAUSADAS PELA PANDEMIA

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    Foto: Flickr

     

    O brasileiro, nos últimos meses, deixou de frequentar muitos estabelecimentos devido à pandemia da Covid-19. Porém, as farmácias – muitas vezes a primeira escolha da população que precisa acessar os serviços e orientações relacionadas à saúde – continuam atendendo um fluxo grande de pessoas in loco, afinal, é justamente o segmento da saúde que acabou ganhando foco neste novo cenário mundial.

    Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, o país possui mais de 220 mil farmacêuticos inscritos e 80 mil farmácias e drogarias privadas que precisaram passar por mudanças no ambiente físico e também na forma de atendimento à população para minimizar os riscos de contágio.

    Confira as novidades da área e ações exigidas para garantir a segurança da população nesses locais durante a pandemia. As dicas e orientações são da coordenadora do curso de Farmácia da Pitágoras de Uberlândia, Cristina Peres.

    Prescrição eletrônica com assinatura digital

    A prescrição eletrônica com assinatura digital começou a ser emitida em caráter excepcional desde meados de abril em virtude da pandemia, emitida exclusivamente em meio eletrônico, e por profissionais médicos cadastrados em seus respectivos conselhos regionais de medicina.

    “Para realizar a dispensação deste tipo de receituário, o médico irá emitir a receita em meio eletrônico com a sua assinatura digital e encaminhar o arquivo por uma via de fácil acesso ao paciente, podendo ser e-mail ou WhatsApp, por exemplo” afirma Cristina Peres.

    O paciente, segundo ela, repassa esse arquivo ao farmacêutico, que irá realizar a validação da receita através de chaves de acessos presentes no arquivo em plataformas digitais.

    “Por conta da chave de acesso, é de suma importância que o paciente repasse essa receita ao farmacêutico em sua forma digital e não impressa ou digitalizada, pois nesses formatos não há a possibilidade de efetuar a validação perante o sistema”, explica.

    Para a professora, um dos pontos positivos dessa nova forma de prescrição é a veracidade da receita, diminuindo o risco de fraudes.” É importante ressaltar que a receita eletrônica não está disponível para todos os tipos de medicamento”, observa.

    Mudanças no Farmácia Popular do Brasil

    Com a emissão da Nota Técnica Nº 134/2020, o programa Farmácia Popular do Brasil passou a liberar ao paciente a quantidade de medicamentos e fraldas suficientes para atender 90 dias de tratamento.

    “Essa medida é importante, pois evita que o paciente ou seu responsável legal precise ir à farmácia mensalmente. Além disso, outra medida adotada foi o uso de uma procuração particular simples, sem a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, com poderes para aquisição de medicamentos e/ou correlatos junto ao programa Farmácia Popular do Brasil, acompanhada da apresentação do documento oficial com foto e CPF do representante legal e do paciente. A princípio essas medidas são válidas por 6 meses”, informa a farmacêutica.

    Ambiente das farmácias mais seguros

    A coordenadora do curso de farmácia também separou algumas ações que as farmácias devem adotar. Confira abaixo:

    • Uso de barreiras físicas entre os funcionários e clientes e entre os próprios clientes; onde o distanciamento mínimo seja de 1 (um) metro com uma atenção maior para as filas;
    • Controlar através da entrega de senhas a entrada de clientes na farmácia e drogarias, a fim de evitar aglomerações;
    • Uso de máscara;
    • Fornecer em local de fácil acesso, a clientes e equipe, insumos de proteção e prevenção tais como sabonete líquido, álcool 70% e equipamentos de proteção individual (EPI), para um atendimento seguro e adequado;
    • Intensificar a limpeza e desinfecção do balcão, utensílios e todo o estabelecimento;
    • Disponibilizar uma bandeja que permita desinfecção para que sejam colocadas as receitas dos pacientes e depois para a retirada dos medicamentos, evitando-se contato entre as mãos;
    • Fomentar e priorizar o atendimento por delivery;
    • Em caso de atendimento a cliente com sintomas respiratório de suspeita de Covid-19, deve-se realizar o atendimento de forma imediata e em local isolado e de fluxo diferente do restante do estabelecimento. Recomenda-se que o profissional entregue a esse cliente uma máscara cirúrgica;
    • As farmácias estão aptas a realizar o teste rápido para a Covid-19, porém, sua realização não é obrigatória. As que optarem a fazer os testes devem se atentar à legislação vigente.

    *Com informações|Faculdade Pitágoras de Uberlândia. 

     

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