CIAAT: REFLORESTAMENTO SUPERA ÁREA DE 476 CAMPOS DE FUTEBOL EM MENOS DE UM ANO

    208
    Ciaat faz reflorestamento em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de fundão
    Quase 170 mil mudas de espécies da Mata Atlântica foram plantadas em Áreas de Preservação Permanente. Foto: Divulgação

     

    Neste mês de agosto, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (Ciaat), organização não-governamental localizada em Governador Valadares, firmou novo contrato junto à Fundação Renova para manter em campo as equipes que realizam atividades essenciais à restauração florestal da região.

    As atividades previstas no contrato são necessárias para garantir que as mudas de espécies florestais, plantadas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) em que a restauração foi iniciada, tenham condições de se desenvolver. No total, as 149 Unidades de Trabalho somam uma área de 342 hectares, que corresponde a mais de 476 campos de futebol.

    A renovação do contrato resguarda o trabalho desenvolvido desde 2019 nos municípios de Governador Valadares, Galiléia e Periquito, de modo a garantir o cumprimento do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) Governança mesmo durante a pandemia.

    Assim, o emprego de 60 colaboradores que trabalham diretamente na manutenção de mais de 169 mil mudas também é assegurado.

    As mudas demandam tratos culturais específicos para se manterem isentas de mato-competição e de pragas. Na etapa atual, o trabalho envolve aplicação de adubo, coroamento, proteção contra as formigas-cortadeiras e manutenção de aceiros para evitar a propagação de fogo.

    Para evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus, os colaboradores foram testados e receberam treinamento com base em dois protocolos para prevenção da Covid-19, ambos do portfólio da Fundação Renova.

    Além da adequação dos veículos utilizados, lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel 70%, as operações que exigem proximidade entre pessoas são executadas com o uso das devidas máscaras de proteção.

    O projeto executado pelo Ciaat faz parte do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) financiado pela Renova.

    A Fundação foi criada em 2016 para atender ao TTAC Governança, que visa a reparação e compensação dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em 2015.

    *Com informações do Ciaat.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    quatro × 3 =