REFORMA DA PREVIDÊNCIA, DO GOVERNO FEDERAL, SERÁ DEBATIDA NA CÂMARA DE VALADARES

    171
    reforma previdência
    Proposta da reforma da Previdência, levada ao Congresso pelo presidente Bolsonaro, será debatida em Valadares. Foto: Divulgação

    Audiência pública às 16h30 desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Governador Valadares, traz o tema Reforma da Previdência e os Impactos para a Classe Trabalhadora.

    A reunião foi proposta pela vereadora Rosemary Mafra (PCdoB), atendendo à solicitação do Sindicato dos Professores da Rede Particular (Sinpro-GV) e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), e conta com o apoio da Frente Brasil Popular GV, movimentos sindicais e populares.

    As audiências estão sendo realizadas pelo Sinpro e CTB em várias cidades do interior mineiro, com o objetivo de esclarecer os principais pontos da PEC 6/19, proposta pelo governo federal, entre elas a idade mínima para se aposentar e o tempo mínimo de contribuição.

    Estarão presentes:

    Valéria Morato – Presidenta Sinpro Minas e CTB Minas;

    Gilson Reis – Vereador em BH e Coordenador nacional da CONTEE;

    Maria Lúcia Fatorelli – Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida;

    Frederico Melo – Técnico do Dieese.

    Saiba o que muda nos dois principais pontos da reforma da Previdência:

    Idade mínima:

    A proposta prevê idade mínima de aposentadoria para homens – 65 anos – e mulheres – 62 anos. Além disso, haverá um mecanismo de atualização da idade mínima conforme aumente a expectativa de vida dos brasileiros.

    Mas não acontece de imediato: a idade mínima começará com 56 anos para mulheres e 61 anos para homens e será elevada em seis meses a cada ano, até o limite de 62 anos para mulheres, em 2031, e 65 anos para homens, em 2027.

    Para quem já é contribuinte: uma opção é a aposentadoria por pontos. A regra atual 86/96 (para obter o benefício integral) vai virar exigência para ter direito ao benefício, se essa for a escolha do trabalhador. Nesse caso, haverá acréscimo de um ponto a cada ano, até os limites de 100 para mulheres e 105 para homens.

    Regra atual: Qualquer trabalhador homem pode se aposentar com 35 anos de contribuição ou,  se mulher, com 30 anos.

    Tempo de contribuição:

    De acordo com a proposta do governo, o tempo mínimo de contribuição será 20 anos, não importando a idade do contribuinte. O valor da aposentadoria será de 60% da média de contribuição, somado de dois pontos porcentuais para cada ano de contribuição que exceder os 20 anos de contribuição.

    Ou seja, quem quiser se aposentar com 100% da média dos salários de contribuição terá que trabalhar, no mínimo, 40 anos. Se ultrapassar os 40 anos, também receberá mais de 100%.

    Regra atual: a aposentadoria é calculada sobre a média dos 80% maiores salários de contribuição, mais o fator previdenciário (expectativa de vida e tempo de contribuição). No entanto, trabalhadores que se enquadram na regra 86/96, a pontuação será calculada pela soma da idade com o tempo de contribuição, que deve resultar 86 para mulheres e 96 para homens. Dessa forma, o benefício é a média dos 80% maiores salários de contribuição.

    A PEC traz pouca alteração para trabalhadores rurais, que vão continuar cumprindo o tempo de contribuição mínima de 20 anos, porém, homens e mulheres poderão se aposentar a partir dos 60 anos.

    A partir da aprovação da proposta, servidores públicos federais, homens e mulheres, precisarão ter 25 anos de contribuição e pelo menos 10 anos no serviço público e 5 anos no cargo no qual se aposentarão. A idade mínima passa a ser a mesma da iniciativa privada, 62 anos mulheres e 65 anos homens.

    Além disso, as alíquotas vão partir de 7,5% para quem ganha até 1 salário mínimo e poderá chegar até 16,79% para quem recebe mais de R$ 39 mil por mês.

    Se aprovada, a proposta vai gerar uma economia de R$ 1.072 trilhão em dez anos.

     

    Aproveite para curtir nossa página no Facebook 🙂

    https://www.facebook.com/oolharsobreacidade

     

    Gostou, Compartilhe!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    quatro × 5 =